quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dia do Professor

(publicado em 15 de outubro de 2019 - Dia do Professor)

Sociedade medíocre é a que precisa de Heróis, mitos, messias ou pessoas que se acham 'ideia'....
Hoje é dia do Professor, parabéns aos profissionais, mas SINCERAMENTE, não considero eles heróis (como vejo memes no FB), são profissionais que escolheram uma forma de viver e trampar, mas que como em todas as profissões, existem também os incompetentes, chatos, burros, etc (vi muito isso, inclusive mais no meio acadêmico que eu poderia esperar, mas nesse caso, reza a lenda que quem não consegue ser um bom profissional em determinada área, acaba sendo professor - o que muitas vezes é real).
Assim, não tenho essa veneração por professores. Como outro meme que coloca o professor acima de todas as profissões pra se dizer superior, afinal ensinou todos... Se eu tivesse que escolher uma profissão mais importante de todas, escolheria o agricultor....
Enfim, claro que admiro os profissionais da educação, quando buscam compartilhar seu conhecimento e apoiar seus alunos, mas há de se compreender, que esses são minoria, pois o sistema quer cada vez mais diminuir a formação desses profissionais, pra gerar um sistema com pessoas que sabem menos, mas podem servir de empregados-descartáveis.... Assim, acho justo aumentar a renda e valorização dessa profissão, mas é preciso acabar com essa idolatria da mediocridade, como se fossem heróis, mártires. Pois no verdade não se precisa de que se ensine nada as pessoas, elas que buscam seu aprendizado, e sempre, a educação esta num fio da navalha de de um lado ter a preocupação com o desenvolvimento do indivíduo, mas do outro lado, a adequação deste a sociedade vigente.
Se por um lado admiro os bons professores, acho raro existir uma boa escola, mas isso é outro papo...
"O pedagogo, entre os gregos, romanos e provavelmente entre muitos outros povos antigos, era o escravo que conduzia a criança de cerca de 7 anos de casa à escola (note-se que a palavra scholé, em grego, significa lazer, descanso, brincadeira, o que mostra que a intenção era fazer a criança conviver com as demais, aprender atividades - ginástica, música, dança, etc - que não podiam ser realizadas no lar por falta de companheiros em número suficiente). Dessa forma o pedagogo constitui-se o mediador entre a família (o útero, o ninho) e a comunidade (a sociedade adulta). Poder-se-ia dizer que a pedagogia é a arte de socializar a criança."
Pedagogia: reprodução ou transformação de Lauro de Oliveira Lima
#JogoTesoITTAPA

e logo depois acrescentado essa imagem
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.