terça-feira, 10 de setembro de 2019

Murray Bookchin: ecologia social e municipalismo libertário

(publicado 9/09/19)

"O anarquismo não questiona simplesmente o problema da luta de classes baseada na exploração econômica. O anarquismo questiona uma questão histórica muito mais ampla que inclusive vai além de nossa civilização industrial.
Não simplesmente classes, mas a hierarquia: a hierarquia existente na família, a hierarquia existente na escola, a hierarquia existente nos relacionamentos entre os sexos, a hierarquia entre grupos étnicos. Não apenas as divisões de classes baseadas na exploração econômica, e não apenas a exploração econômica, se preocupa com a dominação que inclusive pode não ter nenhum sentido econômico. A dominação da mulher pelo homem onde a mulher não é economicamente explorada, a dominação das pessoas comuns pelos burocratas, no qual você pode até ter um "Estado de bem-estar social" num suposto tipo de Estado socialista. A dominação existente hoje na China, mesmo onde, supostamente, deveria haver uma sociedade sem classes. A dominação existente hoje na Rússia onde, supostamente, deveria haver uma sociedade sem classes.
Então, esses são os pontos que percebi no anarquismo e cada vez mais fui chegando à conclusão que se queremos evitar, ou se vamos evitar, os erros que foram cometidos durante um século de socialismo proletário, se iremos de fato realizar um movimento libertador, não simplesmente nas questões econômicas mas em relação a todos os aspectos da vida, temos que nos voltar ao anarquismo porque apenas ele questiona o problema não apenas da dominação de classe, mas a dominação hierárquica, e apenas ele problematiza não meramente a exploração econômica, mas exploração em todas as esferas da vida".
Murray Bookchin (1921 - 2006) militante ecologista, escritor e anarquista estado-unidense, um dos precursores da teoria da ecologia social e do municipalismo libertário.
Esse é um trecho de seu depoimento no documentário "Anarchism in America" lançado em 1981 #TesoITTAPA

do link https://www.youtube.com/watch?v=xPOjf607X5k&fbclid=IwAR2V49Ab-CerLFRdM626abTFXv-txzxWOD71ILdSW39nFjJFStVB39eDLIs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.